Ficar sentado o dia inteiro, de certa forma, não cansa. Porém, o que muita gente nem imagina é que ficar neste repouso contínuo pode afetar - e muito - a saúde.
De acordo com um estudo do 'American Journal of Preventive Medicine', quando se está sentado o risco de morte prematura aumenta consideravelmente. O levantamento alarmante diz que ficar oito ou mais horas sentado aumenta o risco de doenças cardiovasculares e crônicas, como diabetes tipo 2, por exemplo.
A pesquisa da Universidade de Queensland, na Austrália foi mais precisa. Ela apontou que a cada hora que uma pessoa passa sentada, sua expectativa de vida diminui em 21 minutos. Chocante não?
Outro estudo, desta vez da Universidade de Maastricht, na Holanda, também deu más notícias para quem fica muito tempo sentado. Segundo a pesquisa não adianta praticar uma hora diária de atividade física intensa se a maior parte do dia você é inativo.
Ou seja, é mais benéfico ficar em pé e caminhar por um tempo prolongado, do que praticar exercícios físicos intensos por pouco tempo, mesmo que de forma regular.
Mas afinal, por que a falta de movimento faz o corpo sofrer desta maneira? Uma das possíveis explicações é a ausência prolongada de contrações dos músculos das pernas. Depois de ficar meia hora sentado, o corpo liga o "modo repouso" e a taxa metabólica cai.
Ficar de pé evita essa queda, pois o músculo permanece rígido, o que consome mais energia. Fora que, a pessoa que está em pé tende a se movimentar mais involuntariamente.
Postar um comentário